Contato
 
 
Como fazer?


Clique para ver a foto ampliadaAntes de construir um canteiro urbano é preciso saber qual árvore escolher, onde adquiri-la, como plantar, quais os cuidados necessários. Veja como fazer.

As informações sobre a legislação a respeito de calçadas e árvores de São Paulo são fundamentais, já que, em todas as ruas da cidade, há um lado em que passa a fiação elétrica, de telefonia e de tvs a cabo, além de tubulações subterrâneas.

No lado da calçada onde ficam os postes com a fiação, é preciso escolher espécies de árvores que não fiquem de grande porte quando adultas. Nesse caso, devem-se plantar espécies menores.

Já onde passam os canos enterrados, é preciso tomar cuidado com as raízes. Por exemplo, não se deve nunca plantar uma árvore Ficus Benjamin, espécie nativa da Índia à Malásia, de grande porte quando adulta e com muitas raízes aéreas. Essas árvores, assim como as Seringueiras falsas, somente devem ser plantadas em praças. O mesmo acontece, por exemplo, com o Flamboyant, espécie nativa de Madagascar, atingindo até 15 metros de altura.

Esse não é um cuidado apenas estético, pois as raízes de árvores de grande porte podem causar algum dano à tubulação que passa pelas ruas e calçadas da cidade, bem como danificar fios nos postes e obstruir a iluminação pública.


Investimentos necessários